sábado, 25 de outubro de 2014

QUE CADA UM VOTE COM SUA HISTÓRIA DE VIDA


     Amanha é o dia da eleição mais “cornetada” dos últimos tempos em terras tupiniquins, isso tudo graças às redes sociais que se democratizaram e estão nas casas de muitos brasileiros. Percebo  entre meus amigos quais muitos diziam odiar a política, que hoje posicionam, se expõe e alguns até arriscam colocações especialistas com comentários abalizados por personalidades e etc. Mas não estou aqui para fazer criticas ou elogios aos meus convivas, mas sim, para deixar minha opinião sobre o que pode levar cada um a decidir o seu voto.

     Como já falei no titulo deste texto creio que cada indivíduo vota com a sua história de vida, pois apesar do Brasil ter levado mais de quinhentos anos para se configurar como hoje está e de não podermos reduzir seus fracassos e sucessos aos últimos vinte anos (PSDB/PT) é impossível desvincular aquilo que vivemos em nossos dias recentes na escolha nas urnas de amanha.

     Então vou falar um pouco da minha história partícula e nuclear, que envolve alguns de meus parentes, amigos e vizinhos. E entendam, explicar meu voto não significa que este seja um texto de militância:

 “Pois bem, em 2001 terminei os meus estudos no colégio estadual  Apparecida Rahal, naquele momento universidade não era um objeto muito plausível para pessoas na minha condição financeira, mesmo assim arrisquei-me a fazer algumas pesquisas. Fui até a Unicastelo (a mais acessível e próximo a minha residência), estava interessado em biologia, mas quando recebi o folder,minhas poucas esperanças desceram ralo abaixo. O preço era algo em torno de R$ 380,00 a mensalidade, já o meu salário de trabalhador informal (pois era assim que muitos jovens ingressavam no mercado de trabalho nestes tempos) era dez reais acima do mínimo quase R$ 180,00. A outra opção era a universidade pública, mas sabemos das condições desleais que um jovem formado nas escolas estaduais sofre para competir com os alunos dos grandes colégios particulares, reforçados por Anglos e Objetivos.

Fora isso, as condições na minha família também não eram das melhores, em casa éramos seis, meu pai, minha mãe e três irmãs mais velhas. Neste período, das minhas três irmãs, duas estavam desempregadas e quando arranjavam algo era geralmente temporário. Meu pai sustentava a casa com seu salário baixo e possuía um carro de 1984. Se a economia estava estável por um lado, com baixa inflação, por outro o nosso poder de compra era irrisório, bolacha, frios, danones e chocolates, esquece! A dispensa nunca ficou vazia graças a meu pai que sempre prezou por não faltar nada do básico (coisa de orgulho nordestino), mas de resto era um sufoco.

Pois assim tocamos a vida nestes tempos difíceis e tivemos de esperar dias melhores, não sei se pra você que lê estes dias chegaram, mas para minha família vieram. Em 2009 consegui em fim ingressar na universidade, a mesma Unicastelo que procurei anos atrás, só que agora eu tinha uma avaliação do Prouni e um salário acima de uma mensalidade escolar,  pagando metade do preço, não foi fácil, mas me tornei pedagogo. Porém, o mais legal para mim não foi essa conquista e sim ver ano passado o meu sobrinho de dezessete terminar o ensino médio e ingressar direto na universidade, sem essa demora e perda de tempo que eu e minhas irmãs tivemos (as três hoje estão cursando).

Seria egoísmo demais olhar somente fechado para o nosso umbigo, mas tenho vizinhos que partilharam na mesma situação a mesma condição e hoje alguns são engenheiros, outros nutricionistas e etc. Andam de carro zero, comem o que tem vontade, pagam sua casa ou apartamento como eu (tive subsidio federal para isto), e por ai vai.”

     Esse relato é um pouco das coisas que vi e vivi nestes últimos anos, percebo que nem tudo foram flores e merecíamos estar tendo um segundo turno amanha muito mais interessante do que se configurou. Mas, entre as opções que sobraram, jamais poderia ir contra a minha história, estarei com o PT e Dilma, mesmo com ressalvas e observações. Poderia ficar horas e inúmeras linhas falando das diferenças que encontro na minha vida de pobre hoje e a de pobre de quinze anos atrás, mas não tenho todo esse direito de lhes roubar tanto tempo assim. Também poderia falar como professor e a forma que o PSDB desrespeita e agride a nossa categoria, etc.

     Em suma, escrevi este texto para dizer que ficarei muito feliz se a minha convicção se confirmar com mais de cinquenta por cento das urnas amanha, porém o motivo maior é dizer que caso isso não aconteça eu respeitarei a democracia e não lançarei mão de criticas aqueles que não concordaram comigo, nem ficarei juntando pedras para tacar-lhes ao primeiro erro do seu candidato. Porém, peço o mesmo respeito aos meus adversários de urna, respeitem a história de cada um  caso seu voto não esteja do lado vencedor, se isso acontecer é por que talvez a sua história e sua opinião não são compatíveis com a historia e opinião daqueles que votaram do outro lado.

                                                                                                             
Um abraço!
Pai de Clarice






Nenhum comentário:

Postar um comentário